Liturgia do dia 31 de dezembro de 2025

7º dia da Oitava do Natal

  • Reading I: 1 John 2:18-21
  • Responsorial Psalm: Psalm 96:1-2, 11-12, 13
  • Alleluia: John 1:14a, 12a
  • Gospel: John 1:1-18
  • Cor Litúrgica: Branco

Evangelho e leituras de hoje - 31 de dezembro de 2025

A Liturgia do Dia é um presente diário da Igreja para nutrir nossa fé e orientar nossa vida espiritual. Por meio das leituras — Primeira Leitura, Salmo, Segunda Leitura (aos domingos) e Evangelho — ouvimos a voz viva de Deus que continua a falar ao Seu povo.

Essas palavras não são apenas memórias do passado, mas luz para o presente, capazes de transformar corações e renovar esperanças. Ao meditarmos a Liturgia, unimo-nos à Igreja no mundo inteiro e permitimos que o Espírito Santo aja em nós.

É um convite diário à conversão, à escuta e à fidelidade. Que a Palavra de Deus ilumine e conduza nosso caminho todos os dias.

Primeira Leitura

1Jo 2,18-21

Vós já recebestes a unção do Santo,
e todos tendes conhecimento.

Leitura da Primeira Carta de São João 2,18-21
 

18 Filhinhos, esta é a última hora. Ouvistes dizer que o Anticristo virá. Com efeito, muitos anticristos já apareceram. Por isso, sabemos que chegou a última hora.

19 Eles saíram do nosso meio, mas não eram dos nossos, pois se fossem realmente dos nossos, teriam permanecido conosco. Mas era necessário ficar claro que nem todos são dos nossos.

20 Vós já recebestes a unção do Santo, e todos tendes conhecimento.

21 Se eu vos escrevi, não é porque ignorais a verdade, mas porque a conheceis, e porque nenhuma mentira provém da verdade. Palavra do Senhor.

 

Salmo responsorial

Sl 95(96),1-2.11-12.13 (R. 11a)

R. O céu se rejubile e exulte a terra!
 

1 Cantai ao Senhor Deus um canto novo,* cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!

2 Cantai e bendizei seu santo nome!* Dia após dia anunciai sua salvação.  R.

 

11 O céu se rejubile e exulte a terra, * aplauda o mar com o que vive em suas águas;

12 os campos com seus frutos rejubilem * e exultem as florestas e as matas  R.

 

13 na presença do Senhor, pois ele vem, * porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça, * e os povos julgará com lealdade.  R.

 

Aclamação ao Evangelho

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. A palavra se fez carne, entre nós ela habitou;
    e todos os que a acolheram, de Deus filhos se tornaram.

Evangelho

Jo 1,1-18

E a Palavra se fez carne.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João 1,1-18

 

1 No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus.

2 No princípio estava ela com Deus.

3 Tudo foi feito por ela  e sem ela nada se fez de tudo que foi feito.

4 Nela estava a vida,  e a vida era a luz dos homens.

5 E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la.

6 Surgiu um homem enviado por Deus; Seu nome era João.

7 Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele.

8 Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz:

9 daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano.

10 A Palavra estava no mundo - e o mundo foi feito por meio dela - mas o mundo não quis conhecê-la.

11 Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram.

12 Mas, a todos que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornarem filhos de Deus isto é, aos que acreditam em seu nome,

13 pois estes não nasceram do sangue nem da vontade da carne nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo.

14 E a Palavra se fez carne  e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como filho unigênito, cheio de graça e de verdade.

15 Dele, João dá testemunho, clamando: "Este é aquele de quem eu disse: 'O que vem depois de mim  passou à minha frente, porque ele existia antes de mim' ".

16 De sua plenitude  todos nós recebemos graça por graça.

17 Pois por meio de Moisés foi dada a Lei,  mas a graça e a verdade  nos chegaram através de Jesus Cristo.

18 A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus,  que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer. Palavra da Salvação.

 

Santo do Dia

S. Silvestre I, papa
S. Silvestre I, papa
O Papa Silvestre I governou a Igreja com sabedoria, por vinte anos, no tempo em que o imperador Constantino construía as primeiras Basílicas romanas e o Concílio de Niceia aclamava Cristo, Filho de Deus. Faleceu em 31 de dezembro de 335 e foi sepultado no cemitério de Santa Priscila, em Roma.  

Papa “na liberdade de culto”

São Silvestre foi o primeiro Papa de uma Igreja que não devia mais se esconder nas catacumbas, por causa das perseguições dos primeiros séculos. No ano 313, durante seu Papado, o africano Milzíades e os imperadores Constantino e Licínio deram plena liberdade de culto aos cristãos. No ano seguinte, foi precisamente Silvestre a ocupar o sólio de Pedro .

Silvestre, sacerdote romano, cuja data de nascimento se ignora, - segundo o Liber Pontificalis – era filho de certo Rufino romano. Ele foi artífice da passagem da Roma pagã para a Roma cristã e aquele que presenciou à construção das grandes Basílicas, por obra de Constantino.

Ainda segundo o Liber Pontificalis, por sugestão do Papa, Constantino fundou a Basílica de São Pedro, na Colina Vaticana, sobre um templo preexistente, dedicado a Apolo, onde sepultou o corpo do apóstolo Pedro. Graças às boas relações entre Silvestre e Constantino, surgiram a Basílica e o Batistério de São João em Latrão, perto do ex-palácio imperial, onde o Pontífice começou a morar; a Basílica do Sessorium (Basílica de Santa Cruz em Jerusalém) e a Basílica de São Paulo extra Muros.

No entanto, a memória de Silvestre é ligada, principalmente, à igreja in titulus Equitii, que recebe o nome de um presbítero romano, que, se diz, tenha construído esta igreja sobre sua propriedade. Ela ainda existe nas proximidades das Termas de Trajano, ao lado da Domus Aurea.

Papa “confessor da fé”

Ao invés, não se sabe se Silvestre participou das negociações sobre os Donatistas de Arles e o Arianismo, no primeiro Concílio Ecumênico da história, ocorrido em Niceia, no ano 325. Segundo alguns, ele nem teve a possibilidade de intervir. Entretanto, ele deve ter gozado de grande impacto entre seus contemporâneos, tanto que, ao morrer foi honrado, publicamente, com o título de “Confessor”. Aliás, ele foi um dos primeiros a receber este título, atribuído, a partir do século IV, a quem tivesse transcorrido uma vida sacrificada por Cristo, mesmo sem martírio.

Além do mais, este Papa, sem dúvida, contribuiu para a evolução da Liturgia. Durante o seu Pontificado, provavelmente, foi escrito o primeiro Martirológio Romano. O nome de Silvestre é ligado também à criação da Escola romana de Canto.

A Milícia Dourada

O Papa São Silvestre é o Padroeiro da Ordem cavalheiresca chamada Milícia Dourada ou também “Espora de Ouro”, que, segundo a tradição, foi fundada pessoalmente pelo imperador Constantino I. Após vários acontecimentos, ao longo dos séculos, o Papa Gregório XVI, em 1841, no âmbito de uma ampla reforma das Ordens equestres, separou a Milícia Dourada da Ordem do Papa São Silvestre, assegurando-lhe dignidade e estatutos próprios. Em 1905, Papa Pio X acrescentou outras modificações, que vigoram ainda hoje.

A Ordem prevê quatro classes: Cavaleiro, Comendador, Oficial (Grande-Oficial), Cavaleiro Grã-Cruz. Das três Ordens equestres, disciplinadas pela Santa Sé, a menor é a de São Silvestre; a classe mais alta pertence à Ordem Planária, seguida por aquela de São Gregório Magno.

S. Melânia, matrona romana
S. Melânia, matrona romana
Melânia, a Jovem, para não confundir com o nome da sua avó, pertencia à nobre “gens Valéria”. Com o marido, Piniano, mudou-se para Jerusalém e fundou uma espécie de comunidade monacal segundo o estilo das orientais do século V. Faleceu na Cidade Santa, em 440, após ter dado tudo aos pobres.  

Versículo do Dia

Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5,3)

Leiturasdehoje.com oferece Leituras Diárias da Missa, Orações, Citações, Bíblia Online, um plano anual de leitura da Bíblia, Santo do Dia e muito mais. Por favor, note que este site é mantido por um pequeno grupo de católicos entusiastas e não está vinculado a nenhuma Igreja ou Organização Religiosa. Para qualquer dúvida, entre em contato conosco através do e-mail fornecido abaixo.

 

Copyright © 2025 leiturasdehoje.com