Santos Simão e Judas Tadeu, apóstolos
- Reading 1 : Ephesians 2:19-22
- Responsorial Psalm : Psalm 19:2-3, 4-5
- Alleluia See Te Deum:
- Gospel : Luke 6:12-16
- Cor Litúrgica: Vermelho
- Festa
- 27 outubro
- 28 outubro
- 29 outubro
Evangelho e leituras de hoje - 28 de outubro de 2025
A Liturgia do Dia é um presente diário da Igreja para nutrir nossa fé e orientar nossa vida espiritual. Por meio das leituras — Primeira Leitura, Salmo, Segunda Leitura (aos domingos) e Evangelho — ouvimos a voz viva de Deus que continua a falar ao Seu povo.
Essas palavras não são apenas memórias do passado, mas luz para o presente, capazes de transformar corações e renovar esperanças. Ao meditarmos a Liturgia, unimo-nos à Igreja no mundo inteiro e permitimos que o Espírito Santo aja em nós.
É um convite diário à conversão, à escuta e à fidelidade. Que a Palavra de Deus ilumine e conduza nosso caminho todos os dias.
Primeira Leitura
Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos
e o próprio Jesus Cristo como pedra principal.
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 2,19-22
Irmãos,
19 já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus.
20 Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal.
21 É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo Santo no Senhor.
22 E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito. Palavra do Senhor.
Salmo responsorial
R. Seu som ressoa e se espalha em toda terra.
2 Os céus proclamam a glória do Senhor, * e o firmamento, a obra de suas mãos;
3 o dia ao dia transmite esta mensagem, * a noite à noite publica esta notícia. R.
4 Não são discursos nem frases ou palavras, * nem são vozes que possam ser ouvidas;
5 seu som ressoa e se espalha em toda a terra, * chega aos confins do universo a sua voz. R.
Aclamação ao Evangelho
R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. A vós, ó Deus, louvamos, a vós, Senhor, cantamos;
vos louva, ó Senhor, o coro dos Apóstolos!
Evangelho
Escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 6,12-19
12 Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus.
13 Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos:
14 Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu;
15 Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota;
16 Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
17 Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judéia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia.
18 Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados.
19 A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos. Palavra da Salvação.
Santo do Dia

Quando se fala de Simão (dito o Zelote) e Judas Tadeu, penetramos nas entrelinhas mais íntimas dos anais do Evangelho, onde Deus mostra, com toda a intensidade, a sua dimensão de Homem. Estes dois Apóstolos, menos conhecidos que os outros, paradoxalmente, são dois parentes mais estreitos de Jesus: eram dois de seus primos. No que se refere a Judas Tadeu, a tradição é bastante precisa; sabe-se pelas Escrituras que seu pai, Alfeu, era irmão de São José; enquanto sua mãe, Maria de Cléofas, era prima da Virgem Maria. Por outro lado, sobre a existência de Simão, a tradição é bastante vaga.
As facetas de um Apóstolo
O Evangelho fala de Simão como o décimo Apóstolo, antes de Judas Tadeu. Este dado histórico é verídico. Desde então, as coisas tornaram - se mais confusas, - caso raro entre os discípulos de Jesus.
Muitos identificam Simão com o primo homônimo de Cristo, irmão de Tiago o Menor. Os bizantinos o identificam com Natanael de Caná e o organizador do banquete das Bodas de Caná. No entanto, São Fortunato de Poitiers afirma que Simão e Judas Tadeu foram enterrados em Suanir, na Pérsia, onde receberam a palma do martírio.
Segundo a tradição, é quase certeza que, naquela região do mundo, Simão - chamado “o Zelote” ou “o Cananeu”, como os evangelistas Mateus e Marcos o chamam, - encontra Judas Tadeu, seu companheiro de missão e de predestinação.
Judas, discípulo fiel
Havia dois Judas que seguiam Jesus; naturalmente, o menos conhecido era Tadeu. Por causa desta homonomia ambos contaram com uma escassa devoção, sobretudo na Idade Média.
Quando os Onze apóstolos deixaram Jerusalém, para ir anunciar o Reino de Deus em outras plagas, Judas Tadeu partiu da Galileia e da Samaria, deslocando-se, ao longo dos anos, para a Síria, Armênia e a antiga Pérsia. Nesta região, segundo fontes fidedignas, encontrou Simão; a pregação dos dois levou dezenas de milhares de babilônios e pessoas de outras cidades a receber o batismo. Como sempre, o Evangelho atrai seguidores e inimigos. De fato, para estes dois Apóstolos chegou a hora de dar o testemunho derradeiro.
Coragem de ser cristãos
Ambos foram presos e levados ao templo do Sol para que renegassem a Cristo e oferecessem culto à deusa Diana. Ao rejeitarem a proposta, - narra-se - Judas Tadeu declarou que os ídolos pagãos eram falsos. Naquele mesmo instante, dois horríveis demônios saíram do Templo e o destruíram. As pessoas que assistiam a cena, aterrorizadas, atacaram os dois Apóstolos e os mataram de modo brutal. Suas relíquias estão conservadas na Basílica de São Pedro, no Vaticano.
Versículo do Dia
- 27 outubro
- 28 outubro
- 29 outubro