Liturgia do dia 28 de dezembro de 2025

Sagrada Familia de Jesus, Maria e José

  • Reading I: Sirach 3:2-6, 12-14
  • Responsorial Psalm: Psalm 128:1-2, 3, 4-5.
  • Reading II: Colossians 3:12-21 or 3:12-17
  • Alleluia: Colossians 3:15a, 16a
  • Gospel: Mt 2:13-15, 19-23
  • Cor Litúrgica: Branco
  • Festa

Evangelho e leituras de hoje - 28 de dezembro de 2025

A Liturgia do Dia é um presente diário da Igreja para nutrir nossa fé e orientar nossa vida espiritual. Por meio das leituras — Primeira Leitura, Salmo, Segunda Leitura (aos domingos) e Evangelho — ouvimos a voz viva de Deus que continua a falar ao Seu povo.

Essas palavras não são apenas memórias do passado, mas luz para o presente, capazes de transformar corações e renovar esperanças. Ao meditarmos a Liturgia, unimo-nos à Igreja no mundo inteiro e permitimos que o Espírito Santo aja em nós.

É um convite diário à conversão, à escuta e à fidelidade. Que a Palavra de Deus ilumine e conduza nosso caminho todos os dias.

Primeira Leitura

Eclo 3,3-7.14-17a

Quem teme o Senhor, honra seus pais.

Leitura do Livro do Eclesiástico 3,3-7.14-17a (gr.2-6.12-14)
 

3 Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles, a autoridade da mãe.

4 Quem honra o seu pai, alcança o perdão dos pecados; evita cometê-los e será ouvido na oração cotidiana.

5 Quem respeita a sua mãe é como alguém que ajunta tesouros.

6 Quem honra o seu pai, terá alegria com seus próprios filhos; e, no dia em que orar, será atendido.

7 Quem respeita o seu pai, terá vida longa, e quem obedece ao pai é o consolo da sua mãe.

14 Meu filho, ampara o teu pai na velhice e não lhe causes desgosto enquanto ele vive.

15 Mesmo que ele esteja perdendo a lucidez, procura ser compreensivo para com ele; não o humilhes, em nenhum dos dias de sua vida, a caridade feita a teu pai não será esquecida,

16 mas servirá para reparar os teus pecados

17a e, na justiça, será para tua edificação. Palavra do Senhor.

 

Salmo responsorial

Sl 127(128),1-2.3.4-5 (R. cf.1)

R. Felizes os que temem o Senhor e trilham seus caminhos!
 

1 Feliz és tu se temes o Senhor * e trilhas seus caminhos!

2 Do trabalho de tuas mãos hás de viver, * serás feliz, tudo irá bem!   R.

 

3 A tua esposa é uma videira bem fecunda * no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira * ao redor de tua mesa.   R.

 

4 Será assim abençoado todo homem * que teme o Senhor.

5 O Senhor te abençoe de Sião, * cada dia de tua vida.   R.

 

Segunda Leitura

Cl 3,12-21

A vida da família no Senhor.

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses 3,12-21
 

  Irmãos:

12 Vós sois amados por Deus, sois os seus santos eleitos. Por isso, revesti-vos de sincera misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência,

13 suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos mutuamente, se um tiver queixa contra o outro. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai vós também.

14 Mas, sobretudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição.

15 Que a paz de Cristo reine em vossos corações, à qual fostes chamados como membros de um só corpo. E sede agradecidos.

16 Que a palavra de Cristo, com toda a sua riqueza, habite em vós. Ensinai e admoestai-vos uns aos outros com toda a sabedoria. Do fundo dos vossos corações, cantai a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais, em ação de graças.

17 Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo. Por meio dele dai graças a Deus, o Pai.

18 Esposas, sede solícitas para com vossos maridos, como convém, no Senhor.

19 Maridos, amai vossas esposas e não sejais grosseiros com elas.

20 Filhos, obedecei em tudo aos vossos pais, pois isso é bom e correto no Senhor.

21 Pais, não intimideis os vossos filhos, para que eles não desanimem. Palavra do Senhor.

 

Aclamação ao Evangelho

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Que a paz de Cristo reine em vossos corações

    e ricamente habite em vós sua palavra!

Evangelho

Mt 2,13-15.19-23

Levanta-te, pega o menino e
sua mãe foge para o Egito.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 2,13-15.19-23


13 Depois que os magos partiram, o Anjo do Senhor apareceu em sonho a José e lhe disse: "Levanta-te, pega o menino e sua mãe e foge para o Egito! Fica lá até que eu te avise! Porque Herodes vai procurar o menino para matá-lo".

14 José levantou-se de noite, pegou o menino e sua mãe, e partiu para o Egito.

15 Ali ficou até à morte de Herodes, para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: "Do Egito chamei o meu Filho".

19 Quando Herodes morreu, o anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito,

20 e lhe disse: "Levanta-te, pega o menino e sua mãe, e volta para a terra de Israel; pois aqueles que procuravam matar o menino já estão mortos".

21 José levantou-se, pegou o menino e sua mãe, entrou na terra de Israel.

22 Mas, quando soube que Arquelau reinava na Judeia, no lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Por isso, depois de receber um aviso em sonho, José retirou-se para a região da Galileia,

23 e foi morar numa cidade chamada Nazaré. Isso aconteceu para se cumprir o que foi dito pelos profetas: "Ele será chamado Nazareno". Palavra da Salvação.  

 

Santo do Dia

SS. Inocentes, mártires
SS. Inocentes, mártires
Esses são os filhos de Belém, até dois anos, que o Rei Herodes mandou matar, para eliminar o Menino Jesus, que as profecias anunciavam como o Messias e novo Rei de Israel. Essas crianças são homenageadas, desde os primeiros séculos, e celebradas como Santos Mártires Inocentes em 28 de dezembro.  

O evangelista Mateus narra que, quando Jesus nasceu em Belém, alguns Magos se apresentaram ao rei Herodes para lhe perguntar onde estava o Menino - o Rei dos Judeus - para adorá-lo.
Temendo perder o trono, Herodes quis saber mais informações, com a intenção de matá-lo. Então, após consultar os escribas, pediu aos Magos para procurá-lo e, na volta da sua viagem, dizer-lhe onde se encontrava.
Mas, diz o Evangelho, os Magos "avisados em sonhos para não voltar a ter com Herodes, tomaram outra estrada para regressar aos seus países”.
Ao perceber que os Magos o tinham enganado, Herodes, enfurecido, – diz ainda o Evangelho - "mandou matar todos os meninos de Belém e de todo o território, que tivessem menos de dois anos".

A pequena vanguarda

A Igreja venera esses Inocentes como mártires, desde os primeiros séculos. Uma vez que perderam a vida, logo depois da vinda de Cristo ao mundo, recorda a sua memória próxima à celebração do Natal. Por desejo do Papa Pio V, tal celebração foi elevada a Festa litúrgica.
Prudêncio, poeta do século IV, definiu esses Inocentes, - no hino da Epifania do “Liber cathemerinòn” - como "flores martyrum", flores dos mártires, "que se tornaram brotos viçosos, por causa do perseguidor de Jesus Cristo".
O santo Bispo de Cartago, Dom Quodvultdeus, disse em um sermão: "Essas crianças, sem saber, morreram por Cristo, enquanto seus pais choravam pela perda de seus mártires. Assim, Cristo fez suas testemunhas aqueles que ainda não falavam". E continua: "Ó dom maravilhoso da graça! Quais os merecimentos desses meninos, que se tornaram vencedores? Eles ainda nem falavam e já professavam a fé em Cristo! Eles não eram capazes de enfrentar uma luta, porque mal mexiam seus membros! No entanto, carregaram triunfantes a palma da vitória"!
Enfim, os Santos Inocentes são uma pequena parte do exército de mártires que deram e ainda continuam dando testemunho, com seu sangue, da sua pertença a Cristo; essas criaturas puras escreveram a primeira página da longa lista dos mártires cristãos.

Vítimas inocentes de ontem e de hoje

Para a tradição cristã ocidental, o episódio evangélico dos Santos Mártires Inocentes é um exemplo típico de como a sede de poder pode levar a crimes atrozes. De fato, os filhos de Belém foram vítimas do ódio impiedoso de Herodes com aqueles que poderiam ter impedido seus planos de poder e domínio.
Ao longo dos séculos, foram realizadas várias obras de arte com base neste tema e na história dos filhos de Belém.
Em 2016, no dia dos Santos Mártires Inocentes, o Papa Francisco escreveu uma Carta aos Bispos exortando-os a "ouvir o grito e as lágrimas de tantas mães e tantas famílias pela morte dos seus filhos, filhos inocentes”, que representam “o grito de dor das mães, que choraram pela morte dos seus filhos inocentes, diante da tirania e da ânsia desenfreada de poder de Herodes". "Um grito - escreveu o Pontífice - que ainda hoje continuamos a ouvir, que toca a nossa alma e que não podemos e não devemos ignorar ou calar".

Com estas palavras, Francisco faz um premente apelo aos Bispos de todo o mundo para que defendam a inocência das crianças "dos novos Herodes do nosso tempo", que a espezinham e dilaceram "com o peso do trabalho clandestino e escravo, com o peso da prostituição e da exploração; uma inocência exterminada por guerras e a emigração forçada".
Além do mais, o Papa também recomenda ouvir o pranto e o grito da Igreja, que pede perdão e "chora, não apenas por causa da dor causada aos seus filhos mais pequeninos, mas também por reconhecer que até alguns dos seus membros cometem o mesmo pecado: sofrimento, história e dor de tantos menores, vítimas de abusos sexuais por parte de sacerdotes".

Versículo do Dia

Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5,3)

Leiturasdehoje.com oferece Leituras Diárias da Missa, Orações, Citações, Bíblia Online, um plano anual de leitura da Bíblia, Santo do Dia e muito mais. Por favor, note que este site é mantido por um pequeno grupo de católicos entusiastas e não está vinculado a nenhuma Igreja ou Organização Religiosa. Para qualquer dúvida, entre em contato conosco através do e-mail fornecido abaixo.

 

Copyright © 2025 leiturasdehoje.com