Liturgia do dia 26 de setembro de 2025

Sexta-Feira da Semana XXV do Tempo Comum

  • Reading I: Haggai 2:1-9
  • Responsorial Psalm: Psalm 43:1, 2, 3, 4
  • Alleluia: Mark 10:45
  • Gospel: Luke 9:18-22
  • Cor Litúrgica: Verde

Evangelho e leituras de hoje - 26 de setembro de 2025

A Liturgia do Dia é um presente diário da Igreja para nutrir nossa fé e orientar nossa vida espiritual. Por meio das leituras — Primeira Leitura, Salmo, Segunda Leitura (aos domingos) e Evangelho — ouvimos a voz viva de Deus que continua a falar ao Seu povo.

Essas palavras não são apenas memórias do passado, mas luz para o presente, capazes de transformar corações e renovar esperanças. Ao meditarmos a Liturgia, unimo-nos à Igreja no mundo inteiro e permitimos que o Espírito Santo aja em nós.

É um convite diário à conversão, à escuta e à fidelidade. Que a Palavra de Deus ilumine e conduza nosso caminho todos os dias.

Primeira Leitura

Ag 1,15b-2,9

Ainda um momento, e hei de encher de esplendor esta casa.

Leitura da Profecia de Ageu 1,15b-2,9

1,15b No segundo ano do reinado de Dario,

2,1 no dia vinte e um do sétimo mês, fez-se ouvir a palavra do Senhor,  mediante o profeta Ageu:

2 "Vai dizer a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote, e ao resto do povo:

3 Há dentre vós algum sobrevivente que tenha visto esta casa em seu primitivo esplendor? E como a vedes agora? Não parece aos vossos olhos uma sombra do que era?

4 Mas agora, toma coragem, Zorobabel,  diz o Senhor, coragem, Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote; coragem, povo todo desta terra, diz o Senhor dos exércitos; ponde mãos à obra, pois eu estou convosco,  diz o Senhor dos exércitos.

5 Eu assumi um compromisso convosco, quando saístes do Egito, e meu espírito permaneceu no meio de vós: não temais.

6 Isto diz o Senhor dos exércitos: Ainda um momento, e eu hei de mover o céu e a terra, o mar e a terra firme.

7 Sacudirei todos os povos, e começarão a chegar tesouros de todas as nações, hei de encher de esplendor esta casa, diz o Senhor dos exércitos.

8 Pertence-me a prata, pertence-me o ouro, diz o Senhor dos exércitos.

9 O esplendor desta nova casa será maior que o da primeira, diz o Senhor dos exércitos; e, neste lugar, estabelecerei a paz, diz o Senhor dos exércitos". Palavra do Senhor.

 

Salmo responsorial

Sl 42(43),1.2.3.4. (R. cf. 5bc)
R. Espera em Deus! Louvarei novamente 
    o meu Deus Salvador!

 

1 Fazei justiça, meu Deus, e defendei-me * contra a gente impiedosa; do homem perverso e mentiroso * libertai-me, ó Senhor!   R.

 

2 Sois vós o meu Deus e meu refúgio: * por que me afastais? Por que ando tão triste e abatido * pela opressão do inimigo?   R.

 

3 Enviai vossa luz, vossa verdade: * elas serão o meu guia; que me levem ao vosso Monte santo, * até a vossa morada!   R.

 

4 Então irei aos altares do Senhor, * Deus da minha alegria. Vosso louvor cantarei, ao som da harpa, * meu Senhor e meu Deus!   R. 

 

Aclamação ao Evangelho

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Veio o filho do homem, a fim de servir
    e dar sua vida em resgate por muitos.

Evangelho

Lc 9,18-22

Tu és o Cristo de Deus.
O Filho do Homem deve sofrer muito.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 9,18-22
 

  Aconteceu que  Jesus   

18 estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: "Quem diz o povo que eu sou?"

19 Eles responderam:  "Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias;  mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou".

 

20 Mas Jesus perguntou:  "E vós, quem dizeis que eu sou?" Pedro respondeu:  "O Cristo de Deus".

21 Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém.

22 E acrescentou:  "O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia". Palavra da Salvação.

 

Santo do Dia

SS. Cosme e Damião, mártires
SS. Cosme e Damião, mártires
Cosme e Damião, irmãos gêmeos e cristãos, nascidos na Arábia, dedicaram-se, gratuitamente, aos cuidados dos doentes, depois de estudarem a arte médica na Síria. Foram martirizados durante o império de Diocleciano. Os dois Santos são padroeiros dos médicos, cirurgiões e farmacêuticos.  

O cuidado dos enfermos foi a alavanca principal da vida dos dois irmãos, que viveram no século III, no tempo da perseguição contra os cristãos. Eles cuidavam dos doentes, sem aceitar remuneração. Por isso, receberam o apelido de “anárgiros”, palavra grega que significa "sem prata". A sua fama de homens corajosos e distintos benfeitores espalhou-se, rapidamente, por toda a região.
A atividade destes Santos gêmeos não se limitou apenas aos cuidados do corpo enfermo. Na sua prática profissional, visavam também o bem das almas, com o exemplo e a palavra. De fato, converteram muitos pagãos ao cristianismo.
É famoso o episódio da cura de uma mulher hemorroíssa, chamada Paládia, que, por gratidão, deu três ovos aos dois irmãos. Porém, por não aceitarem, ela implorou a Damião que os aceitasse, em nome de Cristo, aquela pequena oferta. Para não ofender a mulher, Damião aceitou os ovos. Este seu gesto provocou a reação de Cosme, que pediu, publicamente, após a sua morte, para não ser enterrado com seu irmão.

Martírio

O suplício dos dois irmãos é narrado pela Lenda Áurea, segundo a qual foram primeiro jogados no fogo, de onde saíram ilesos. Depois, foram condenados à lapidação, mas as pedras voltavam contra os atiradores. E, ainda, as flechas lançadas pelos arqueiros feriram seus algozes. Por fim, foram decapitados.

Não sejam separados...

Na pintura do Beato Angélico, a representação da sepultura dos dois Santos é baseada no que foi narrado pela Lenda Áurea. Segundo esta narração, o dromedário, que transportava o corpo de San Damião, de repente começou a falar com voz humana, pronunciando estas palavras: "Nolite eos separare a sepoltura, quia non sunt separati merito" (“Não sejam separados na sepultura, porque não são diferentes por mérito”).
A Igreja celebra a festa litúrgica dos Santos Cosme e Damião no dia 26 de setembro.
O culto deles estendeu-se do Oriente à Itália, sobretudo em Roma e na região da Apúlia.

S. Senador, mártir de Albano
Sabe-se pouco ou nada sobre a vida de Senador. Provavelmente, era um mártir dos primeiros séculos da era Cristã. Segundo algumas fontes, era natural de Albano, no Lácio, porque, naquele lugar famoso, ao longo da Via Ápia, havia uma igreja a ele dedicada, na qual se realizavam grandes prodígios.  
S. Nilo, abade, fundador do mosteiro de Grottaferrata
S. Nilo, abade, fundador do mosteiro de Grottaferrata
Nicolau nasceu em Rossano, Calábria, em 910, e entrou para a vida monacal, recebendo o nome de Nilo. Como eremita, entre orações e estudo, tornou-se modelo para os monges. Não querendo honras, transferiu-se para Cápua e depois para Gaeta. Aos 90 anos, fundou a Abadia de Grottaferrata, perto de Roma.  

Versículo do Dia

Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5,3)

Leiturasdehoje.com oferece Leituras Diárias da Missa, Orações, Citações, Bíblia Online, um plano anual de leitura da Bíblia, Santo do Dia e muito mais. Por favor, note que este site é mantido por um pequeno grupo de católicos entusiastas e não está vinculado a nenhuma Igreja ou Organização Religiosa. Para qualquer dúvida, entre em contato conosco através do e-mail fornecido abaixo.

 

Copyright © 2025 leiturasdehoje.com