Liturgia do dia 24 de outubro de 2025

Sexta-Feira da Semana XXIX do Tempo Comum

  • Reading 1 : Romans 7:18-25a
  • Responsorial Psalm : Psalm 119:66, 68, 76, 77, 93, 94
  • Alleluia : See Matthew 11:25
  • Gospel : Luke 12:54-59
  • Cor Litúrgica: Verde

Evangelho e leituras de hoje - 24 de outubro de 2025

A Liturgia do Dia é um presente diário da Igreja para nutrir nossa fé e orientar nossa vida espiritual. Por meio das leituras — Primeira Leitura, Salmo, Segunda Leitura (aos domingos) e Evangelho — ouvimos a voz viva de Deus que continua a falar ao Seu povo.

Essas palavras não são apenas memórias do passado, mas luz para o presente, capazes de transformar corações e renovar esperanças. Ao meditarmos a Liturgia, unimo-nos à Igreja no mundo inteiro e permitimos que o Espírito Santo aja em nós.

É um convite diário à conversão, à escuta e à fidelidade. Que a Palavra de Deus ilumine e conduza nosso caminho todos os dias.

Primeira Leitura

Rm 7,18-25a

Quem me libertará deste corpo de morte?

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 7,18-25a

  Irmãos,

18 estou ciente que o bem não habita em mim, isto é, na minha carne. Pois eu tenho capacidade de querer o bem, mas não de realizá-lo.

19 Com efeito, não faço o bem que quero, mas faço o mal que não quero.

20 Ora, se faço aquilo que não quero, então já não sou eu que estou agindo, mas o pecado que habita em mim.

21 Portanto, descubro em mim esta lei: Quando quero fazer o bem, é o mal que se me apresenta.

22 Como homem interior ponho toda a minha satisfação na lei de Deus;

23 mas sinto em meus membros outra lei, que luta contra a lei da minha razão e me aprisiona na lei do pecado, essa lei que está em meus membros.

24 Infeliz que eu sou! Quem me libertará deste corpo de morte?

25a Graças sejam dadas a Deus,  por Jesus Cristo, nosso Senhor. Palavra do Senhor.

 

Salmo responsorial

Sl 118(119),66.68.76.77.93.94 (R. 68b)

R. Ensinai-me a fazer vossa vontade!
 

66 Dai-me bom senso, retidão, sabedoria, * pois tenho fé nos vossos santos mandamentos!  R.

 

68 Porque sois bom e realizais somente o bem, * ensinai-me a fazer vossa vontade!  R.

 

76 Vosso amor seja um consolo para mim, * conforme a vosso servo prometestes.  R.

 

77 Venha a mim o vosso amor e viverei, * porque tenho em vossa lei o meu prazer!  R.

 

93 Eu jamais esquecerei vossos preceitos, * por meio deles conservais a minha vida.  R.

 

94 Vinde salvar-me, ó Senhor, eu vos pertenço! * Porque sempre procurei vossa vontade.  R.

 

Aclamação ao Evangelho

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra,
    pois, revelaste os mistérios do teu Reino 
    aos pequeninos, escondendo-os aos doutores!

Evangelho

Lc 12,54-59

Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu.
Como é que não sabeis interpretar o tempo presente?

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 12,54-59
 

  Naquele tempo,  

54 Jesus dizia às multidões: "Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece.

55 Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece.

56 Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis  interpretar o tempo presente?

57 Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?

58 Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia.

59 Eu te digo:  daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo". Palavra da Salvação.  

 

Santo do Dia

S. Antônio Maria Claret, bispo, fundador da Congregação dos Missionários Filhos do Coração Imaculado da Virgem Maria
S. Antônio Maria Claret, bispo, fundador da Congregação dos Missionários Filhos do Coração Imaculado da Virgem Maria
Antônio, figura eminente da Catalunha, no ano de 1800, quis ser missionário. Em 1849, fundou a Congregação dos Filhos do Imaculado Coração de Maria, conhecidos como Missionários Claretianos, hoje presentes em 65 países. Realizou seu sonho ao partir como Bispo para Cuba.  

Antônio nasceu em Sallent, uma cidadezinha próxima de Barcelona, em 1807, em uma família numerosa, onde foi educado de modo profundamente cristão. Distinguiu-se logo pela sua devoção à Virgem Maria e à Eucaristia, mas, como em todas as famílias numerosas, teve que dar uma mão. Por isso, dedicou-se à atividade de tecelão, junto com seu pai. Porém, sabia bem que o seu lugar não era aquele.

Encontrou seu caminho

Em 1829, finalmente, Antônio conseguiu entrar para o Seminário de Vich. Em 1835, foi ordenado sacerdote e foi para Roma, com a ideia de partir como missionário. No início, recorreu à Propaganda Fide, o Dicastério vaticano encarregado das Missões. Porém, ali, pôde apenas fazer um curso de Exercícios espirituais, com um pregador Jesuíta, que o encaminhou à Companhia de Jesus. Assim, começou a fazer o Noviciado, mas, acometido por uma doença, teve que voltar para a Espanha, onde passou sete anos fazendo pregações por toda a Catalunha e nas Ilhas Canárias, ficando conhecido como taumaturgo. Na verdade, Antônio tinha um talento excepcional de orador e atraía a atenção pela sua vida ascética impecável: apresentava-se sempre a pé, como peregrino, com a Bíblia e o Breviário nas mãos. Em 1849, decidiu fundar uma nova Congregação de missionários, que a consagrou à Virgem, chamada “Filhos do Imaculado Coração de Maria”, que sofrerão muito durante a guerra civil espanhola, tanto que 271 deles se tornaram mártires da fé.

Em missão, como pastor em Cuba

Finalmente, seu sonho de ser missionário tornou-se realidade. Ao ser nomeado arcebispo de Santiago de Cuba – que, na época, estava sob a jurisdição da Coroa da Espanha – em 1851, partiu para a capital cubana, onde encontrou uma diocese desorganizada, devido à longa ausência de um pastor: clero reduzido e despreparado, seminário em ruínas, igrejas abandonadas. Então, arregaçou logo as mangas: convocou um Sínodo diocesano, estabeleceu a obrigação aos sacerdotes de fazer exercícios espirituais, chamou de volta os religiosos expulsos do país e, sobretudo, percorreu toda a extensão do seu território, visitando até os recantos mais recônditos. O novo Arcebispo dedicou-se à pobreza galopante, que o levou a fazer inimigos: em Holguin, foi atacado e ferido. Não obstante, em Cuba, em 1855, com a ajuda da venerável Maria Antónia Paris, fundou o ramo feminino da Congregação: as “Religiosas de Maria Imaculada” também chamadas “Missionárias Claretianas”.

Retorno à Europa e últimos anos de vida

Em 1857, a Rainha da Espanha convocou Antônio para voltar a Madrid, que teve que obedecer, para ser seu Confessor. Ligado à monarquia espanhola, seu destino mudou: em 1868, foi exilado, com a rainha, para Paris, onde continuou as suas pregações; em Roma, participou do Concílio Vaticano I, no qual defendeu a infalibilidade do Pontífice; enfim, refugiou-se no mosteiro de Fontfroide, em Narbona, na França, onde faleceu em 1870. Durante o rito de Canonização, presidido por Pio XII, em 8 de maio de 1950, o Papa destacou os seguintes aspectos da sua vida: “Era, aparentemente, modesto, mas também capacíssimo de impor respeito aos grandes terra… Entre tantas outras coisas maravilhosas, que iluminavam suavemente seus feitos, era um grande devoto da Mãe de Deus”.

Oração pela intercessão de Santo Antônio Maria Claret:
“Senhor, que fizestes de Santo Antônio Maria Claret, nosso Pai, um zeloso apóstolo da glória de Deus e da salvação dos homens, concedei-nos a sua caridade ardente, que abrasava seu coração, para continuarmos, com intensidade e eficácia, sua obra apostólica.
Fazei que seus filhos e seguidores se multipliquem e sejam fiéis, para trabalhar pelo Reino de Nosso Senhor Jesus Cristo,
de tal modo que, no momento da nossa morte, possamos ser reconhecidos como “servos bons e fiéis” de Cristo e do Evangelho. Amém”.

Versículo do Dia

Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5,3)

Leiturasdehoje.com oferece Leituras Diárias da Missa, Orações, Citações, Bíblia Online, um plano anual de leitura da Bíblia, Santo do Dia e muito mais. Por favor, note que este site é mantido por um pequeno grupo de católicos entusiastas e não está vinculado a nenhuma Igreja ou Organização Religiosa. Para qualquer dúvida, entre em contato conosco através do e-mail fornecido abaixo.

 

Copyright © 2025 leiturasdehoje.com