Liturgia do dia 23 de setembro de 2025

São Pio de Pietrelcina, presbítero

  • Reading 1 : Ezra 6:7-8, 12b, 14-20
  • Responsorial Psalm : Psalm 122:1-2, 3-4ab, 4cd-5
  • Alleluia : Luke 11:28
  • Gospel : Luke 8:19-21
  • Cor Litúrgica: Branco
  • Memória

Evangelho e leituras de hoje - 23 de setembro de 2025

A Liturgia do Dia é um presente diário da Igreja para nutrir nossa fé e orientar nossa vida espiritual. Por meio das leituras — Primeira Leitura, Salmo, Segunda Leitura (aos domingos) e Evangelho — ouvimos a voz viva de Deus que continua a falar ao Seu povo.

Essas palavras não são apenas memórias do passado, mas luz para o presente, capazes de transformar corações e renovar esperanças. Ao meditarmos a Liturgia, unimo-nos à Igreja no mundo inteiro e permitimos que o Espírito Santo aja em nós.

É um convite diário à conversão, à escuta e à fidelidade. Que a Palavra de Deus ilumine e conduza nosso caminho todos os dias.

Primeira Leitura

Esd 6,7-8.12b.14-20

Puderam terminar a construção da casa
de Deus e celebraram a Páscoa.

Leitura do Livro de Esdras 6,7-8.12b.14-20

  Naqueles dias,

7 o rei Dario escreveu ao governador do território da outra margem do rio Eufrates: "Deixa que prossigam os trabalhos no templo de Deus. Que o governador de Judá e os anciãos dos judeus edifiquem a casa de Deus no seu lugar.

8 Também ordenei como se deve proceder com aqueles anciãos dos judeus que constroem aquela casa de Deus: com os bens do rei, deveis reembolsar religiosamente e sem interrupção aqueles homens por tudo o que gastarem.

12b Eu, Dario, dei esta ordem. Que ela seja pontualmente executada!"

14 E os anciãos dos judeus continuaram a construir, com êxito, de acordo com a profecia de Ageu, o profeta, e de Zacarias, filho de Ado, e puderam terminar a construção conforme a ordem do Deus de Israel  e as ordens de Ciro, de Dario e de Artaxerxes, reis da Pérsia.

15 Esta casa de Deus foi concluída no terceiro dia do mês de Adar, no sexto ano do reinado de Dario.

16 Os filhos de Israel, os sacerdotes, os levitas e o resto dos repatriados, celebraram com alegria  a dedicação desta casa de Deus.

 

17 Ofereceram, para a inauguração desta casa de Deus, cem touros, duzentos carneiros,  quatrocentos cordeiros e, como sacrifício pelo pecado de todo o Israel, doze bodes, segundo o número das tribos de Israel.

18 Estabeleceram também os sacerdotes, segundo suas categorias, e os levitas, segundo suas classes, para o serviço de Deus, em Jerusalém, como está escrito no livro de Moisés.

19 Os deportados celebraram a Páscoa no dia catorze do primeiro mês.

20 Como todos os levitas se haviam purificado, juntamente com os sacerdotes, estavam puros; e, assim, imolaram a Páscoa para todos os filhos do cativeiro, para os sacerdotes seus irmãos  e para eles próprios. Palavra do Senhor.

 

Salmo responsorial

Sl 121(122),1-2.3-4a.4b-5 (R. cf. 1)
R. Que alegria, quando me disseram: 
    "Vamos à casa Senhor!"

1 Que alegria, quando ouvi que me disseram: * "Vamos à casa do Senhor!"

2 E agora nossos pés já se detêm, * Jerusalém, em tuas portas.  R.


3 Jerusalém, cidade bem edificada * num conjunto harmonioso;

4a para lá sobem as tribos de Israel, * as tribos do Senhor.  R.


  b Para louvar, segundo a lei de Israel, * o nome do Senhor.

5 A sede da justiça lá está * e o trono de Davi.  R.

 

Aclamação ao Evangelho

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus!

Evangelho

Lc 8,19-21

Minha mãe e meus irmãos são aqueles
que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 8,19-21

  Naquele tempo,

19 a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele,  por causa da multidão.

 

20 Então anunciaram a Jesus: "Tua mãe e teus irmãos estão aí fora  e querem te ver".

21 Jesus respondeu: "Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática". Palavra da Salvação.

 

Santo do Dia

S. Pio de Pietrelcina, presbítero
S. Pio de Pietrelcina, presbítero
Pietrelcina, 25 de maio de 1887. Entre estas coordenadas espaço-temporais teve início a história de um dos Santos mais amados: Padre Pio, no civil, Francisco Forgione. A sua vida, inspirada no exemplo de São Francisco de Assis, sempre teve um constante referencial: a Cruz e a Paixão de Cristo.  

“Um pobre frade que reza”

Padre Pio nasceu no seio de uma família de camponeses e, desde criança, sempre foi animado pelo desejo de “ser frade”. Aos 16 anos, entrou para o Noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Morcone, adotando o nome de Frei Pio. Em 1910, recebeu a ordenação sacerdotal.

Seis anos depois, entrou para o Convento de Santa Maria das Graças, em San Giovanni Rotondo, onde dedicava muitas horas do dia ao sacramento da Confissão. O cume das suas atividades pastorais era a celebração da Santa Missa. Ele se definia “um pobre frade que reza”. “A oração – afirmava – é a melhor arma que temos; é a chave que abre o coração de Deus”.

Encontro extraordinário

Em 1948, Padre Pio confessou um jovem sacerdote polonês, Padre Karol Wojtyła, que, 30 anos depois, se tornou Sucessor de Pedro, com o nome de João Paulo II. No humilde frade – realçou o Pontífice, em 1999, durante o rito de beatificação de Padre Pio – pode-se contemplar a imagem de Cristo sofredor e ressuscitado: “Seu corpo, marcado pelos ‘estigmas’, indicava a íntima ligação entre a morte e a ressurreição”.

“Não menos dolorosas e, humanamente, talvez ainda mais torturantes, - recordou o Papa na sua homilia – foram as provações que ele teve que suportar, por causa, - se assim pudermos dizer - dos seus carismas particulares”.

Para Padre Pio, “sofrer com Jesus” é um dom: “ao contemplar a cruz sobre os ombros de Jesus, sinto-me mais fortalecido e exulto com santa alegria”. “Tudo o que Jesus sofreu na sua Paixão – revelou – eu também sofro, indignamente, segundo as possibilidades de uma criatura humana”.

“Alívio do Sofrimento”

A vida do Padre Pio foi também reflexo de um incessante compromisso para aliviar as dores e as misérias de tantas famílias. Em 1956, foi inaugurada a “Casa Alívio do Sofrimento”, uma obra hospitalar de vanguarda. É a “pupila dos meus olhos”, afirmava o frade, que, por ocasião do seu discurso inaugural, acrescentou: “Esta é uma criatura que a Providência gerou, com a ajuda de vocês. Ei-la aqui! Admirem-na! Louvemos, juntos, ao Senhor Deus. Nesta terra foi plantada uma semente, que o Senhor fará germinar com os seus raios de amor”.

Morte do Padre Pio

Padre Pio faleceu na noite do dia 23 de setembro de 1968, com a idade de 81 anos. Em 16 de junho de 2002, foi proclamado Santo pelo Papa João Paulo II, que afirmou na sua homilia: “A vida e a missão do Padre Pio são um testemunho das dificuldades e dores, que, se aceitos por amor, se transformam em um caminho privilegiado de santidade, que se abre ainda mais rumo a perspectivas de um bem muito maior, aceitável somente pelo Senhor”.

S. Lino, papa
S. Lino, papa
São Lino foi o segundo Papa depois de São Pietro. Seu sucessor, como Bispo de Roma, exerceu seu ministério por 11 ou 12 anos, mais ou menos do ano 68 ao 79 d.C. A Igreja celebra este Santo no dia 23 de setembro.  

Lino, filho de Herculano e natural da região da Toscana, na Itália, estudou em Volterra e, depois, se transferiu para Roma. Ali, conheceu São Pedro e se converteu ao cristianismo.
Não dispomos de muita informação sobre a vida de Lino, mas Santo Irineu de Lyon diz que São Paulo e São Pedro lhe confiaram a função de Bispo e o identificou com o personagem mencionado na Segunda Carta a Timóteo. Eusébio de Cesareia reitera tal identificação. É certo, porém, que tenha sido Bispo de Roma, depois do martírio dos dois apóstolos.
Todos os elencos dos Bispos de Roma, preservados também graças a Irineu de Lyon e Eusébio de Cesareia, citam seu nome depois daquele de Pedro.

Os primórdios da Igreja em anos turbulentos

Antes de tornar-se Bispo de Roma, Lino viveu sob a perseguição desencadeada pelo imperador Nero contra os cristãos. No início do seu Pontificado, o Império Romano passava por uma fase de turbulência, com a morte dos três sucessores imediatos de Nero: dois foram assassinados enquanto o outro se suicidou.
No ano 69 d.C., Vespasiano chegou trazendo ordem. Seu filho, Tito, acabou com a revolta judaica e destruiu o Templo de Jerusalém, no ano 70 d.C. Naquele período, Lino começou a organizar a Igreja: ordenou Bispos e sacerdotes e impôs algumas normas, entre as quais - segundo o Liber Pontificalis – a obrigação de as mulheres participarem da Eucaristia com véu na cabeça.
Aqueles também eram anos de contendas com a escola de Simão Mago e os Ebionitas, judeu-cristãos que praticavam a observância da Lei mosaica.
São Lino é venerado como mártir, mas não se sabe se foi, realmente, porque, na época, a Igreja passava por um período de paz.
Ainda segundo o Liber Pontificalis, São Lino foi sepultado na colina Vaticana, ao lado do apóstolo Pedro.

Versículo do Dia

Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5,3)

Leiturasdehoje.com oferece Leituras Diárias da Missa, Orações, Citações, Bíblia Online, um plano anual de leitura da Bíblia, Santo do Dia e muito mais. Por favor, note que este site é mantido por um pequeno grupo de católicos entusiastas e não está vinculado a nenhuma Igreja ou Organização Religiosa. Para qualquer dúvida, entre em contato conosco através do e-mail fornecido abaixo.

 

Copyright © 2025 leiturasdehoje.com