Liturgia do dia 17 de outubro de 2025

Santo Inácio de Antioquia, bispo e mártir

  • Reading 1: Romans 4:1-8
  • Responsorial Psalm : Psalm 32:1b-2, 5, 11
  • Alleluia : Psalm 33:22
  • Gospel: Luke 12:1-7
  • Cor Litúrgica: Vermelho
  • Memória

Evangelho e leituras de hoje - 17 de outubro de 2025

A Liturgia do Dia é um presente diário da Igreja para nutrir nossa fé e orientar nossa vida espiritual. Por meio das leituras — Primeira Leitura, Salmo, Segunda Leitura (aos domingos) e Evangelho — ouvimos a voz viva de Deus que continua a falar ao Seu povo.

Essas palavras não são apenas memórias do passado, mas luz para o presente, capazes de transformar corações e renovar esperanças. Ao meditarmos a Liturgia, unimo-nos à Igreja no mundo inteiro e permitimos que o Espírito Santo aja em nós.

É um convite diário à conversão, à escuta e à fidelidade. Que a Palavra de Deus ilumine e conduza nosso caminho todos os dias.

Primeira Leitura

Rm 4,1-8

Abraão creu em Deus,
e isso lhe foi creditado como justiça.

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos 4,1-8

 

  Irmãos,

1 que vantagem diremos ter obtido Abraão, nosso pai segundo a carne?

2 Pois se Abraão se tornou justo em virtude das obras, está aí seu motivo de glória... mas não perante Deus!

3 Com efeito, o que diz a Escritura? "Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça".

4 Ora, para quem faz um trabalho, o salário não é creditado como um presente gratuito, mas como uma dívida.

5 Porém, para a pessoa que, em vez de fazer um trabalho, crê naquele que torna justo o ímpio, a sua fé lhe é creditada como atestado de justiça.

6 É assim que Davi declara feliz o homem a quem Deus credita a justiça independentemente das obras:

7 "Felizes aqueles cujas transgressões foram remidas e cujos pecados foram perdoados;

8 feliz o homem do qual Deus não leva em conta o pecado". Palavra do Senhor.

 

Salmo responsorial

Sl 31(32),1-2.5.11 (R. cf. 7)

R. Vós sois para mim proteção e refúgio,
    eu canto bem alto a vossa salvação.
 

1 Feliz o homem que foi perdoado * e cuja falta já foi encoberta!

2 Feliz o homem a quem o Senhor † não olha mais como sendo culpado,* e em cuja alma não há falsidade!  R.

 

5 Eu confessei, afinal, meu pecado, * e minha falta vos fiz conhecer. Disse: "Eu irei confessar meu pecado!" * E perdoastes, Senhor, minha falta.  R.

 

11 Regozijai-vos, ó justos, em Deus, † e no Senhor exultai de alegria! * Corações retos, cantai jubilosos!  R.

 

Aclamação ao Evangelho

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,
    da mesma forma que em vós nós esperamos!

Evangelho

Lc 12,1-7

Os cabelos de vossa cabeça estão todos contados.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas 12,1-7
 

  Naquele tempo,

1 milhares de pessoas se reuniram, a ponto de uns pisarem os outros. Jesus começou a falar,  primeiro a seus discípulos: "Tomai cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.

 

2 Não há nada de escondido,  que não venha a ser revelado, e não há nada de oculto  que não venha a ser conhecido.

 

3 Portanto, tudo o que tiverdes dito na escuridão, será ouvido à luz do dia; e o que tiverdes pronunciado ao pé do ouvido,  no quarto, será proclamado sobre os telhados.

4 Pois bem, meus amigos, eu vos digo: não tenhais medo daqueles que matam o corpo, não podendo fazer mais do que isto.

5 Vou mostrar-vos a quem deveis temer: temei aquele que, depois de tirar a vida, tem o poder de lançar-vos no inferno. Sim, eu vos digo, a este temei.

6 Não se vendem cinco pardais  por uma pequena quantia? No entanto,  nenhum deles é esquecido por Deus.

 

7 Até mesmo os cabelos de vossa cabeça  estão todos contados. Não tenhais medo!  Vós valeis mais do que muitos pardais". Palavra da Salvação.

 

Santo do Dia

S. Inácio de Antioquia, bispo, mártir em Roma
S. Inácio de Antioquia, bispo, mártir em Roma
Inácio, de origem pagã e convertido em idade avançada, foi o terceiro Bispo de Antioquia, na Síria, condenado ao martírio durante as perseguições do imperador Trajano. Após uma longa e dolorosa viagem, testemunhada por sete cartas admiráveis, chegou a Roma, onde sofreu o martírio no Coliseu.  

Antioquia, na atual Síria, era a terceira maior metrópole do mundo antigo, depois de Roma e Alexandria do Egito. Inácio tornou-se Bispo de Alexandria, por volta do ano 69, como sucessor de Santo Evódio, mas, sobretudo, do apóstolo Pedro, que havia fundado a Igreja naquela cidade. Descendente de uma família pagã, não romana, Inácio converteu-se ao cristianismo em idade avançada, graças à pregação de São João Evangelista, que havia passado por aquelas terras.

Viagem rumo ao martírio

Inácio era um Bispo forte, um pastor de zelo ardente. Os seguidores da sua Igreja o definiam como um cristão "fogoso", segundo a etimologia do seu nome.
Durante seu episcopado, começou a terrível perseguição do imperador Trajano, da qual também o Bispo foi vítima, por não querer negar à sua fé em Cristo. Por isso, foi preso e transportado acorrentado para Roma. No Coliseu, seu corpo foi despedaçado pelas feras, durante as celebrações da vitória do imperador na Dácia. Assim, começou a sua longa viagem, rumo ao patíbulo, durante a qual foi torturado pelos guardas, até chegar a Roma para a execução da sua sentença, no ano 107.

As sete letras

Durante esta longa viagem rumo à morte, o Bispo Inácio escreveu sete lindas cartas, que constituem um documento inimitável da vida da Igreja na época.
Ao chegar a Esmirna, escreveu as quatro primeiras cartas, três das quais dirigidas às comunidades da Ásia Menor: aos Efésios, Magnésios e Trálios. Nelas, ele expressa sua gratidão pelas muitas demonstrações de carinho. A quarta carta, ao invés, foi dirigida à Igreja de Roma, na qual faz um apelo aos fiéis para não impedir seu martírio, do qual se sentia honrado, pela possibilidade de repercorrer o caminho e a Paixão de Jesus.
De passagem por Trôade, Inácio escreveu outras três cartas: à Igreja da Filadélfia, de Esmirna e ao seu Bispo, Policarpo. Em suas missivas, pedia a solidariedade espiritual dos fiéis com a Igreja de Antioquia, que passava pelas provações do eminente destino do seu pastor; ao Bispo Policarpo, ofereceu interessantes diretrizes de como cumprir a sua função episcopal.
Ele escreveu também páginas de verdadeiras e próprias declarações de amor a Cristo e à sua Igreja, que, pela primeira vez, foi chamada "católica"; testemunhos do conceito tripartido do ministério cristão entre Bispos, presbíteros e diáconos; e ainda diretrizes para combater a heresia do Docetismo, que acreditava na Encarnação do Filho apenas como aparência e não real.
Enfim, através das cartas de Inácio, percebemos seu desejo, quase como uma súplica ardorosa, de que os fiéis mantivessem a Igreja unida, contra tudo e contra todos.

B. Pedro Casani, sacerdote escolápio
Natural da cidade de Lucca, Pedro ingressou para a Congregação da Mãe de Deus, como Irmão leigo, em 1610. Após várias vicissitudes, seguiu São José de Calazans, escolápio, partilhando a sua ideia de salvar os jovens por meio da escola. Faleceu em 1647, com a fama de insigne teólogo.  

Versículo do Dia

Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5,3)

Leiturasdehoje.com oferece Leituras Diárias da Missa, Orações, Citações, Bíblia Online, um plano anual de leitura da Bíblia, Santo do Dia e muito mais. Por favor, note que este site é mantido por um pequeno grupo de católicos entusiastas e não está vinculado a nenhuma Igreja ou Organização Religiosa. Para qualquer dúvida, entre em contato conosco através do e-mail fornecido abaixo.

 

Copyright © 2025 leiturasdehoje.com