Liturgia do dia 14 de julho de 2025

Segunda-Feira da Semana XV do Tempo Comum

  • Primeira Leitura: Ex 1,8-14.22
  • Salmo Responsorial: Sl 123(124),1-3.4-6.7-8 (R. 8a)
  • Evangelho: Mt 10,34-11,1
  • Cor Litúrgica: Branco

Evangelho e leituras de hoje - 14 de julho de 2025

A Liturgia do Dia é um presente diário da Igreja para nutrir nossa fé e orientar nossa vida espiritual. Por meio das leituras — Primeira Leitura, Salmo, Segunda Leitura (aos domingos) e Evangelho — ouvimos a voz viva de Deus que continua a falar ao Seu povo.

Essas palavras não são apenas memórias do passado, mas luz para o presente, capazes de transformar corações e renovar esperanças. Ao meditarmos a Liturgia, unimo-nos à Igreja no mundo inteiro e permitimos que o Espírito Santo aja em nós.

É um convite diário à conversão, à escuta e à fidelidade. Que a Palavra de Deus ilumine e conduza nosso caminho todos os dias.

Primeira Leitura

Ex 1,8-14.22

Vamos agir com prudência em relação a Israel
para impedir que continue crescendo.

Leitura do Livro do Êxodo 1,8-14.22

  Naqueles dias,

8 surgiu um novo rei no Egito, que não tinha conhecido José,

9 e disse ao seu povo: "Olhai como o povo dos filhos de Israel é mais numeroso e mais forte do que nós.

10 Vamos agir com prudência em relação a ele, para impedir que continue crescendo e, em caso de guerra, se una aos nossos inimigos, combata contra nós e acabe por sair do país".

11 Estabeleceram inspetores de obras, para que o oprimissem com trabalhos penosos; e foi assim que ele construiu para o Faraó as cidades-entrepostos Pitom e Ramsés.

12 Mas, quanto mais o oprimiam, tanto mais se multiplicava e crescia.

13 Obcecados pelo medo dos filhos de Israel, os egípcios impuseram-lhes uma dura escravidão.

14 E tornaram-lhes a vida amarga pelo pesado trabalho da preparação do barro e dos tijolos, com toda a espécie de trabalhos dos campos e outros serviços que os levavam a fazer à força.

22 O Faraó deu esta ordem a todo o seu povo: "Lançai ao rio Nilo todos os meninos hebreus recém-nascidos, mas poupai a vida das meninas".  Palavra do Senhor.

 

Salmo responsorial

Sl 123(124),1-3.4-6.7-8 (R. 8a)

R. Nosso auxílio está no nome do Senhor. 1 Se o Senhor não estivesse ao nosso lado, * que o diga Israel neste momento; 2 se o Senhor não estivesse ao nosso lado, * quando os homens investiram contra nós, 3 com certeza nos teriam devorado * no furor de sua ira contra nós. R. 4 Então as águas nos teriam submergido, * a correnteza nos teria arrastado, 5 e então, por sobre nós teriam passado * essas águas sempre mais impetuosas. 6 Bendito seja o Senhor, que não deixou * cairmos como presa de seus dentes! R. 7 Nossa alma como um pássaro escapou * do laço que lhe armara o caçador; o laço arrebentou-se de repente, * e assim nós conseguimos libertar-nos. 8 O nosso auxílio está no nome do Senhor, * do Senhor que fez o céu e fez a terra! R. 1 Se o Senhor não estivesse ao nosso lado, * que o diga Israel neste momento;

 

Aclamação ao Evangelho

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Felizes os que são perseguidos 
    por causa da justiça do Senhor, 
    porque o reino dos céus há de ser deles!

 

Evangelho

Mt 10,34-11,1

Não vim trazer a paz, mas sim a espada.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 10,34-11,1

  Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:

34 "Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer a paz, mas sim a espada.

35 De fato, vim separar o filho de seu pai, a filha de sua mãe, a nora de sua sogra.

36 E os inimigos do homem serão os seus próprios familiares.

37 Quem ama seu pai ou sua mãe mais do que a mim, não é digno de mim. Quem ama seu filho ou sua filha mais do que a mim, não é digno de mim.

38 Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.

39 Quem procura conservar a sua vida vai perdê-la. E quem perde a sua vida por causa de mim,  vai encontrá-la.

40 Quem vos recebe, a mim recebe; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou.

41 Quem recebe um profeta, por ser profeta, receberá a recompensa de profeta. E quem recebe um justo, por ser justo, receberá a recompensa de justo.

42 Quem der, ainda que seja  apenas um copo de água fresca, a um desses pequeninos, por ser meu discípulo, em verdade vos digo:  não perderá a sua recompensa".

11,1 Quando Jesus acabou de dar essas instruções aos doze discípulos, partiu daí,  a fim de ensinar e pregar nas cidades deles. Palavra da Salvação.

 

Santo do Dia

S. Camilo de Lélis, sacerdote, fundador dos Clérigos Regulares Ministros dos Enfermos
S. Camilo de Lélis, sacerdote, fundador dos Clérigos Regulares Ministros dos Enfermos
São Camilo de Lellis propõe uma mensagem bastante oportuna, porque nos estimula a viver a primazia da caridade.  

Primazia da Caridade

São Camilo de Lellis propõe uma mensagem bastante oportuna, porque nos estimula a viver a primazia da caridade.
Na Encíclica "Deus caritas est", Bento XVI o insere entre os "célebres modelos da caridade social", apresentando-o como exemplo para todos os homens de boa vontade. No decreto de Canonização, Bento XIV o define como “fundador de uma nova escola de caridade”.


A cruz vermelha

Camilo nasceu em Bucchianico, província italiana de Chieti, em 25 de maio de 1550, e faleceu em Roma, em 14 de julho de 1614.
Sua figura é, emblematicamente, ligada a uma cruz vermelha, que o Papa Sisto V o deixou bordar em seu hábito religioso, em 20 de junho de 1586.
Padre Sânzio Cicatelli, primeiro biógrafo do santo, narra, em 1620: “Nosso pai quis que usássemos a Cruz em nosso hábito religioso, como nossa insígnia e missão, por três motivos: primeiro, para se distinguir do hábito da Companhia de Jesus; segundo, para que o mundo saiba que todos nós, marcados por este sinal da Cruz, somos escravos ‘vendidos e dedicados’ ao serviço dos pobres enfermos; terceiro, para mostrar que esta é a religião da cruz, ou seja, da morte, do sofrimento e da lida. Assim, todos os que quiserem seguir o nosso modo de vida devem, de consequência, abraçar a cruz, negar a si mesmos e seguir Jesus Cristo até à morte”.


Ministros dos enfermos

Camilo foi tocado pela graça de Deus em 1575. Durante uma viagem ao convento de San Giovanni Rotondo, encontrou um frade que o deteve e lhe disse: “Deus é tudo! O resto é resto! Devemos salvar a alma, que não morre...”.
Ao chegar ao convento, pediu para se tornar Capuchinho. Mas, por duas vezes, foi demitido por causa de uma chaga, que se abriu em sua perna no período das suas incursões militares. Por isso, foi internado no hospital romano de São Tiago, onde teve uma intuição: unir a disciplina pregressa de soldado com a caridade cristã, fundando os “Ministros dos Enfermos”. Para fazer parte desta Congregação era preciso fazer quatro votos: obediência, pobreza, castidade, serviço aos doentes.


Grande reformador

São Camilo de Lellis é considerado o primeiro grande reformador da profissão de enfermagem e da organização assistencial nos hospitais.
Quem assistia a um paciente, além de cuidar do corpo, - segundo São Camilo, - também deveria cuidar do espírito. Uma coisa completamente diferente do que acontecia nos hospitais da época, onde os doentes eram abandonados a próprio destino.
Como homem, eminentemente prático e simples, certamente não sem cultura e interesses, em seu apostolado educacional Camilo não buscava perfeições teóricas. Eram suficientes poucas diretrizes. Enfim, era excepcionalmente dotado de um profundo discernimento dos corações, de grande bom senso além de uma paterna doçura.

 

Versículo do Dia

Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5,3)

Leiturasdehoje.com oferece Leituras Diárias da Missa, Orações, Citações, Bíblia Online, um plano anual de leitura da Bíblia, Santo do Dia e muito mais. Por favor, note que este site é mantido por um pequeno grupo de católicos entusiastas e não está vinculado a nenhuma Igreja ou Organização Religiosa. Para qualquer dúvida, entre em contato conosco através do e-mail fornecido abaixo.

 

Copyright © 2025 leiturasdehoje.com