Liturgia do dia 1 de dezembro de 2025

Segunda-Feira da Semana I do Advento

  • Reading 1 : Isaiah 4:2-6
  • Responsorial Psalm : Psalm 122:1-2, 3-4b, 4cd-5, 6-7, 8-9
  • Alleluia : See Psalm 80:4
  • Gospel : Matthew 8:5-11
  • Cor Litúrgica: Roxo

Evangelho e leituras de hoje - 1 de dezembro de 2025

A Liturgia do Dia é um presente diário da Igreja para nutrir nossa fé e orientar nossa vida espiritual. Por meio das leituras — Primeira Leitura, Salmo, Segunda Leitura (aos domingos) e Evangelho — ouvimos a voz viva de Deus que continua a falar ao Seu povo.

Essas palavras não são apenas memórias do passado, mas luz para o presente, capazes de transformar corações e renovar esperanças. Ao meditarmos a Liturgia, unimo-nos à Igreja no mundo inteiro e permitimos que o Espírito Santo aja em nós.

É um convite diário à conversão, à escuta e à fidelidade. Que a Palavra de Deus ilumine e conduza nosso caminho todos os dias.

Primeira Leitura

Is 4,2-6

Haverá grande alegria para os sobreviventes de Israel.

Leitura do Livro do Profeta Isaías 4,2-6

 

2 Naquele dia, o povo do Senhor terá esplendor e glória, e o fruto da terra será de grande alegria para os sobreviventes de Israel.

3 Então, os que forem deixados em Sião, os sobreviventes de Jerusalém, serão chamados santos, a saber, todos os destinados à vida em Jerusalém.

4 Quando o Senhor tiver lavado as imundícies das filhas de Sião, e limpado as manchas de sangue dentro de Jerusalém, com espírito de justiça e de purificação,

5 ele criará em todo lugar do monte Sião e em suas assembleias uma nuvem durante o dia, e fumaça e clarão de chamas durante a noite: e será proteção para toda a sua glória,

6 uma tenda para dar sombra contra o calor do dia, abrigo e refúgio contra a ventania e a chuva. Palavra do Senhor.

 

Salmo responsorial

Sl 121(122),1-2.3-4a.4b-5.6-7.8-9 (R:.1)
R. Que alegria, quando me disseram:
     "Vamos à casa Senhor!"

 

1 Que alegria, quando ouvi que me disseram: * "Vamos à casa Senhor!"

2 E agora nossos pés já se detêm, * Jerusalém, em tuas portas.  R.

 

3 Jerusalém, cidade bem edificada * num conjunto harmonioso;

4a para lá sobem as tribos de Israel, * as tribos do Senhor.  R.

 

b Para louvar, segundo a lei de Israel,* o nome do Senhor.

5 A sede da justiça lá está * e o trono de Davi.   R.

 

6 Rogai que viva em paz Jerusalém,* e em segurança os que te amam!

7 Que a paz habite dentro de teus muros,* tranquilidade em teus palácios!   R.

 

8 Por amor a meus irmãos e meus amigos,* peço: "A paz esteja em ti!"

9 Pelo amor que tenho à casa do Senhor,* eu te desejo todo bem!   R.

 

Aclamação ao Evangelho

R. Aleluia, Aleluia, Aleluia.
V. Ó vinde libertar-nos, Senhor e nosso Deus;
    mostrai a vossa face e nós seremos salvos!

Evangelho

Mt 8,5-11

Muitos virão do Oriente e do Ocidente para o Reino do Céu.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 8,5-11

 

  Naquele tempo,

5 quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando:

6 "Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia".

7 Jesus respondeu:  "Vou curá-lo".

8 O oficial disse:  "Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra e o meu empregado ficará curado.

9 Pois eu também sou subordinado e tenho soldados debaixo de minhas ordens. E digo a um : 'Vai!', e ele vai; e a outro: 'Vem!', e ele vem; e digo ao meu escravo: 'Faze isto!', e ele faz".

10 Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado, e disse aos que o seguiam: "Em verdade, vos digo: nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé.

11 Eu vos digo: muitos virão do Oriente e do Ocidente, e se sentarão à mesa no Reino dos Céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó". Palavra da Salvação.

 

Santo do Dia

São Charles de Foucauld
Jovem francês, rico e aristocrata, abandonou tudo para viver no deserto argelino, testemunha silenciosa de Cristo por meio da presença do sacramento da Eucaristia e pela proximidade com os irmãos mais abandonados. Ele foi assassinado em 1916.  
S. Elói, bispo de Noyon
S. Elói, bispo de Noyon
Santo Elígio, também conhecido como Santo Elói, cuja festa se celebra em 1° de dezembro, é Padroeiro dos ourives, como também, dos serralheiros, metalúrgicos, ferreiros, ferramenteiros, cavaleiros e, enfim, dos agricultores, carreteiros, mecânicos e garagistas.  

Ourives generoso

Nascido por volta do ano 588, em Chaptelat, perto de Limoges, França, o “bom Santo Elígio” pertencia a uma nobre família de camponeses, que trabalhava na própria lavoura, ao contrário de tantos proprietários de terra, que a confiava aos escravos. Deixou a um de seus irmãos o trabalho no campo para entrar, como aprendiz, em uma ourivesaria, onde se cunhavam moedas reais, segundo antigos métodos romanos. Economizou parte da renda familiar para fazer a caridade aos pobres e escravos. Era muito hábil na esmaltagem e cinzelamento do ouro. Estas qualidades profissionais realizavam-se, passo a passo, com uma honestidade escrupulosa. Quando lhe propuseram fazer um trono de ouro para o rei Clotário II (613-629), ele fez dois, com o ouro que sobrou, para que não sobrasse nada para si.

A serviço do Rei

Este seu gesto, extraordinário na época, valeu-lhe a confiança do Rei, que lhe pediu para residir em Paris como ourives real, funcionário da Tesoureira real e conselheiro de Corte. Nomeado numismata em Marselha, resgatou muitos escravos que eram vendidos no porto. Quando o herdeiro Dagoberto subiu ao trono, em 629, Elígio foi convocado novamente a Paris para dirigir as ourivesarias do reino franco, onde eram cunhadas as moedas, em Paris, no Quai des Orfèvres, hoje, atual Rue de la Monnaie.  Recebeu, entre outros cargos, o de decorar os túmulos de Santa Genoveva e São Denis. Realizou relicários para São Germano, São Severino, São Martinho e Santa Comba, e numerosos objetos litúrgicos para a nova abadia de São Denis. Graças à sua honestidade, franqueza sem adulações e capacidade de dar juízos pacíficos obteve a confiança do Rei, que lhe mandava frequentemente chamar, a ponto de confiar-lhe uma missão de paz junto ao rei bretão, Judicaël.

Bispo de Noyon

Eram grandes a piedade e a vida de oração deste leigo que, frequentemente, participava dos ofícios monacais. No ano 632, Elígio fundou o mosteiro de Solignac, ao sul de Limoges. Enquanto era vivo, o mosteiro já contava mais de 150 monges, que respeitavam as duas Regras de São Bento e de São Columba. O mosteiro estava sob a jurisdição do Rei e não sob a autoridade do Bispo. O fervor religioso e o ardor no trabalho fizeram do mosteiro um dos mais prósperos do tempo. Após um ano da fundação daquele de Solignac, Elígio fundou, na sua casa na Ile de la Cité, o primeiro mosteiro feminino de Paris, cuja direção foi confiada a Santa Áurea. Um ano depois da morte de Dagoberto, que havia assistido até os últimos momentos da sua vida, Elígio deixou a Corte, junto com Santo Audoeno de Ruão, que tinha o cargo de Conselheiro e Chanceler. Este também entrou para o Seminário e foi ordenado sacerdote. No mesmo dia, 13 de maio de 641, recebe o Episcopado: Audoeno foi Bispo de Ruão e Elígio Bispo de Noyon e Tournai. Elígio colocou todo seu zelo na missão apostólica. Faleceu em 660, às vésperas de partir para Cahors. A santa rainha Batilde tinha apenas iniciado a sua viagem para ir saudá-lo, mas chegou tarde demais.

Uma “igreja de Santo Elígio”, em Paris

Em Paris, no bairro de ferreiros, ferramenteiros e marceneiros, foi dedicada uma igreja a Santo Egídio, reconstruída em 1967. Outra igreja, destruída em 1793, foi-lhe dedicada na Rue des Orfèvres, perto do “Hotel de la Monnaie” (Casa da Moeda). Na catedral de Notre-Dame, na capela de Santa Ana – outrora sede da sua confraternidade – os ourives e joalheiros de Paris restauraram o altar e colocaram a sua estátua.

 

S. Naum, profeta
Naum, sétimo dos profetas Menores, nasceu em Elcos, Galileia, no século VII. É autor do 41° livro do Antigo Testamento, no qual narra a queda de Nínive, principal inimiga de Israel, como uma vitória de Deus sobre o mal. Como Nínive havia destruído Tebas, também foi destruída.  

Versículo do Dia

Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. (Mt 5,3)

Leiturasdehoje.com oferece Leituras Diárias da Missa, Orações, Citações, Bíblia Online, um plano anual de leitura da Bíblia, Santo do Dia e muito mais. Por favor, note que este site é mantido por um pequeno grupo de católicos entusiastas e não está vinculado a nenhuma Igreja ou Organização Religiosa. Para qualquer dúvida, entre em contato conosco através do e-mail fornecido abaixo.

 

Copyright © 2025 leiturasdehoje.com